AJUDA E SUPORTE

FAQs

Termos e Condições Gerais

Classificação dos Roteiros

Fale com a gente!

 

COMO PAGAR

PagSeguro

PayPal

Transferência Bancária

COMUNIDADE

Member of the worldwide community

tripadvisor.png
strava.jpg

CADASTUR: 19.08483910001-9 | CNPJ: 26.795.819/0001-86 | Razão Social: Claudia Silva de Melo | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

DICAS SOBRE RIO DE JANEIRO

O CRISTO REDENTOR TE RECEBE DE BRAÇOS ABERTOS E O RIO DE JANEIRO TAMBÉM!

Nesta sessão você vai conhecer algumas curiosidades sobre o Estado e sobre a Cidade do Rio de Janeiro, como chegar, onde ficar, como se locomover, algumas distâncias e referências para ajudar você a planejar sua visita e o que fazer na cidade.

O Estado do Rio Janeiro é um dos 26 Estados do Brasil, que está localizado no Continente Sul Americano. Nosso Estado lidera o ranking dos estados mais visitados do país, graças à sua capital que também se chama Rio de Janeiro, uma cidade com um extenso litoral, uma imensa área verde e uma riqueza cultural e histórica de grande importância para o país, uma cidade completa! Mas o Estado possui uma variedade de locais incríveis para você conhecer em cidades que ficam bem perto da Capital.

Sobre o Estado do Rio de Janeiro

Localizado na Região Sudeste do Brasil, o nosso Estado possui uma extensão territorial de quase 44 mil km² e mais de 15 milhões de habitantes. O nome Rio de Janeiro surgiu na ocasião pós-descobrimento do Brasil, em janeiro de 1502, quando os colonizadores portugueses viram a Baía de Guanabara e pensaram que a mesma fosse foz de um rio, daí Rio de Janeiro (mês que ocorreu o fato).

Por todo o Estado existem cidades importantes e que podem ser visitadas a partir da capital, como Petrópolis, a Cidade Imperial, Teresópolis, Nova Friburgo, Itatiaia, dentre outras. As cidades citadas são algumas das principais que abrigam parques importantes para a preservação da extensa área verde localizada eu seus territórios. Algumas dessas cidades são destino de alguns roteiros turísticos oferecidos pela Rio Running Tour.

Sobre a cidade do Rio de Janeiro (Capital do Estado Rio de Janeiro)

A única cidade que foi capital da colônia, do império e da república, assim é o Rio: uma das principais cidades do Brasil, sendo palco de fatos históricos marcantes para o país.

Para evitar a colonização francesa, em 1º de março de 1565, a cidade é fundada. Mais tarde, em 1763, com o crescimento da exploração do ouro, o Rio torna-se capital da colônia e município neutro. E após a Proclamação da República do Brasil, que ocorreu no Campo de Santana, que é um dos atrativos culturais do City Running Tour, a capital do Império é transformada em Distrito Federal, Capital do Brasil.

Praça da República - Atrativo Cultural do City Running Tour no Rio

E não é apenas pela história e cultura que o Rio se destaca. Foi por causa da preocupação com a escassez de água que D. Pedro I iniciou ações de proteção ambiental que vieram a criar aquela que é hoje a maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca: com uma área de 4200 hectares, o Parque Nacional da Tijuca é referência nacional e internacional, no quesito floresta urbana e é o pulmão da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Além da Floresta da Tijuca, o Rio de Janeiro possui outras Áreas de Proteção Ambiental, onde acontecem alguns Trail Running Tours e Hiking Tours. Algumas perto da região litorânea, que vão oferecer para você mais de 20 praias! É uma cidade rica em todos os sentidos. É por isso que sua mais famosa música de Carnaval canta:

 

"Cidade Maravilhosa,

Cheia de encantos mil,

Cidade maravilhosa,

Coração do meu Brasil"

Onde ficar

 

  • No Centro do Rio, próximo ao Centro Histórico, você tem o bairro mais boêmio da cidade: a Lapa, muito próximo à Santa Teresa. Melhor opção se você gosta de curtir a noite. E aqueles são os bairros de referência para sua estadia.

  • Na Zona Sul, nos bairros das praias mais famosas como, Ipanema e Copacabana: a “princesinha do mar”! Você ainda tem a opção dos bairros de Leme ou Leblon. Essa é uma região ótima para quem curte o sol e quer estar perto das praias.

  • Entre Zona Sul e Centro, você tem bairros alternativos, como Botafogo, Flamengo, Catete e Glória.

  • Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, os mais novos bairros do Rio de Janeiro, com um litoral de aproximadamente 26 km. Estes ficam bem afastados dos pontos turísticos mais conhecidos, mas reservam uma beleza natural incrível!
     

Confira o mapa abaixo para conferir melhor a localização geográfica e para você ter noção da distância entre eles. Ou então, consulte a distância a partir dos aeroportos, na próxima sessão.

Como chegar

Nós temos dois aeroportos.

Aeroporto RIOgaleão

Chegando de avião diretamente para o Rio de Janeiro, você pode chegar pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, popularmente conhecido como RIOgaleão. Embora haja transporte público, sugerimos que você use táxi para ir para o seu hotel.

Confira as distâncias do aeroporto para os bairros de hospedagem:

  • 18 km do Centro do Rio

  • 24 km da Zona Sul

  • 38 km da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes

Endereço:

Av. Vinte de Janeiro, s/nº - Ilha do Governador – Rio de Janeiro – RJ

+55 (21) 3004-6050

Website: Infraero

Aeroporto Santos Dumont

Chegando de avião a partir de conexão por outros estados brasileiros, você pode chegar pelo Aeroporto Santos Dumont. A partir do aeroporto, você pode usar transporte público para o Centro do Rio (VLT) ou táxi como opção de deslocamento para outras localidades. Veja o tópico que fala sobre como se locomover que se está disponível abaixo.

Distâncias:

  • 4 km do Centro do Rio

  • 13 km da Zona Sul

  • 35 km da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes

Endereço: Praça Senador Salgado Filho, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Telefone: +55 21 3814-7070

Website: Infraero

No site você tem acesso ao mapa cartográfico, que aponta pontos turísticos que tem perto das estações. Se preferir, você pode baixar o aplicativo para smartphone que vai te ajudar a chegar ao destino que deseja, auxiliando você para chegar em alguns atrativos turísticos, de forma muito prática.

Os pontos turísticos acessíveis de metrô são:

Corcovado, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Quinta da Boa Vista, Estádio Mário Filho “Maracanã” / Maracanãzinho, Lapa, Museu do Amanhã, Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico e Estádio João Havelanche “Engenhão”.

Algumas informações importantes: As linhas 1 e 2, são subterrâneas. O Metrô na Superfície é uma extensão do metrô subterrâneo, porém é feito na superfície, nas ruas por meio de ônibus especiais do Metrô Rio e com paradas em estações. Logo, se você for para alguma estação correspondente a ele, você deve efetuar compra de bilhetes para Metrô na Superfície.

VLT Carioca (Veículo Leve Sobre Trilhos)

Essa sigla que você pôde identificar no mapa do Metrô Rio, refere-se a outra malha de transporte sobre trilhos e que atua no Centro da Cidade do Rio de Janeiro.

Site: vltrio.com.br

Funcionamento: Linha 1: das 6h à 0h / Linha 2 – das 6h às 14h

Telefone: 0800 000 0858 (Dias úteis das 6h às 22h)

O que fazer no Rio

O Rio de Janeiro é uma Cidade de uma beleza indescritível. Por isto, quem conhece se apaixona a primeira vista. A cidade oferece inúmeros museus, teatros e atrativos culturais distribuídos por todos os cantos. Mas com tantas belezas naturais, fica um pouco difícil apontar as melhores opções. Os tradicionais pontos turísticos como o Corcovado e o Cristo Redentor ou o passeio de bondinho aos Morros da Urca e Pão de Acúcar todos já devem ter ouvido falar. Mas o Rio vai muito além. Aqui você tem tantos atrativos turísticos que você vai voltar inúmeras vezes e sempre descobrir algo novo.

O Rio é a cidade que te convida para viver ao ar livre, a cidade do movimento esportivo, cultural e natural. Com as duas maiores Florestas Urbanas do mundo protegidas pelo Parque Nacional da Tijuca e o Parque Estadual da Pedra Branca, atrativos naturais é o que há de melhor por aqui. E visitar o Rio é cuidar da mente e do corpo, é explorar e descobrir ao mesmo tempo que cuida da saúde. E para isso nossa sugestão é você conhecer o que há de melhor:

  • Pratique saúde e conheça nossa história, correndo pelo centro histórico: experimente City Running Tours

  • Ande ou corra sorrindo e conheça nossas riquezas naturais; experimente Trail Running Tours ou Caminhadas em trilhas

  • Corra para conhecer o Rio experimentando alguns eventos esportivos que acontecem na cidade: acompanhe os eventos esportivos que estão acontecendo na cidade.

Dicas Sobre Rio de Janeiro

Run & Visit Rio