top of page

Como escolher o melhor tênis de corrida


 

Por Leo Wilson


A corrida é a forma mais simples de realizar atividade física. Porém é necessário ter alguns cuidados para a prática de uma corrida segura. Por isso, iremos falar em como escolher o melhor tênis para correr.


Atualmente, existem várias pesquisas sobre tênis para corrida e os resultados mostram que os calçados modificam a ativação muscular, propriocepção e o equilíbrio do corredor. Então, como escolho o melhor tênis?!? E os testes de loja, são confiáveis?!?



Conhecendo o seu pé


Para escolher o tênis de corrida de forma adequada, primeiro temos que pensar em como funciona o pé. Ele é dividido em três partes: antepé, mediopé e retropé.


O antepé e médiopé tem articulações com bastante mobilidade, flexibilidade que melhora a absorção de impacto, gerando um amortecimento natural.


Já o retropé tem bastante estabilidade e pouca mobilidade. Então, a primeira regra para comprar o tênis ideal é respeitar a funcionalidade do pé, procurando tênis flexíveis e com leveza.


Drop?!?!


Ilustração para você entender o que é o drop

Também tem que se observar o drop do tênis. Drop é a diferença da região anterior com a região posterior do tênis. Esta diferença não pode ser maior que 12 mm, sendo o ideal uma medida de 8 a 6 mm.


Tenis com drop maior do que foi citado, altera a ativação muscular de membros inferiores e coluna e, em pouco tempo, vai aparecer sintomas nessas regiões.

E, para finalizar, o tênis deve ter a sola estável e ser confortável.


Pisada pronada ou supinada?


Tipos de pisada

Quando vimos os pés por trás, com o corredor na posição em pé, observamos o alinhamento do tendão de Aquiles em relação o calcâneo.


Pronado é quando os pés se encontram voltados para parte interna e, Supinado, para a parte externa.


Ainda existe a posição neutro quando há um alinhamento do tendão com o calcâneo. Devemos lembrar que existe uma posição parada e uma posição quando está correndo.


Com base nisso, existem no mercado tênis com técnologias que prometem corrigir esses posicionamentos. Mas é importante você saber que já foi visto por pesquisadores que as tecnologias anti-pronação não diminuem a incidência de lesão e não controlam a pronação do pé, deixando a sola dividida e instável, mudando a mecânica da corrida, aumentando o consumo de oxigênio e diminuindo o desempenho.


O corredor precisa saber que o tênis não irá melhorar seu desempenho. Ele funciona como um E.P.I. (equipamento de proteção individual).


Então é importante que a escolha do tênis seja feita com a opinião de um profissional especializado em corrida, que entenda o funcionamento do pé, que saiba o objetivo do corredor e em qual estágio da corrida ele está.


Depois desta dica ... VAMOS CORRER?!?


 

Dr. Leo Wilson | Fisioterapeuta e Responsável Técnico do Cubiça Bem Estar & Saúde

Sobre o autor:


Sou Dr. Léo Wilson, Fisioterapeuta, Responsável Técnico do Cubiça Bem Estar & Saúde. Quero que você, corredor, desfrute o melhor da sua corrida sem dor. Precisando, pode entrar em contato através dos canais de midias sociais.


Whatsapp: +55 21 964 585 656


Facebook: @cubicaoficial


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page