top of page

Minha corrida contra o câncer: eu venci!

 

Por Eni Griss


Olá, me chamo Eni, sou de São José, Santa Catarina (na grande Florianópolis). Me aposentei após 35 anos de trabalho como orientadora educacional. Tenho 6.7 e corro desde os 6.1. Tenho 3 filhos (corredores), que criei sozinha após ter sido abandonada por meu ex-marido há 35 anos. Outros presentes inestimáveis que a vida me deu foram minhas 2 netinhas lindas e amadas: a Miá, de 3 anos, e Maria Fernanda, de 7 anos, que corre comigo de Kangoo.



Sempre fui uma pessoa ativa, saudável, nunca bebi ou fumei. Tive sempre uma vida regrada. Já participei de 179 corridas, 4 #SãoSilvestre, conquistei 206 medalhas e mais 87 troféus. Em 2016, tive a honra de ser homenageada pelo amigo José Adelino Côrrea, que por meio da Mais Sports Eventos Esportivos organizou o I Desafio da Avenida das Torres, com um troféu que levou o meu nome: Troféu Eni Griss.



Aquela homenagem me deixou muito feliz, mas eu não imaginava o que viria acontecer comigo.


Em janeiro de 2018, fui parar no centro cirúrgico para operar um câncer na boca. Foram mais de 8 dias de UTI, 34 radioterapias e 7 quimioterapias. Esse episódio me deixou afastada das pistas por 5 meses.


Em 2017, havíamos criado um grupo de amigos que correm: “Somos loucas & loucos por corrida”. É um grupo muito alegre e divertido. Quando a notícia do câncer surgiu, foi uma surpresa e houve comoção por parte de todos. Meus amigos foram muito importantes com palavras de apoio, atitudes de carinho e orações.


Alguns "Loucos e Loucas por Corrida" - meu estimado grupo de amigos

Hoje, relembrando tudo que passei, correndo de Kangoo na beira mar, agradeço a Deus, a minha família e aos amigos pela força que recebi. Hoje, continuo em tratamento, mas com fé de que a cura já é completa. Por isso, aceitei esse convite para compartilhar minha história. Para dizer que nós nunca devemos desistir. Mas também nunca podemos parar de agir!


Atualmente convivo com sequelas da radioterapia e da quimioterapia. Segundo os médicos, é normal. Uma delas é o Trismo, uma constrição nos músculos da mastigação. Depois do câncer eu não consegui comer mais nada. Minha fala foi afetada e eu só me alimento de suplemento líquido. A saudade que sinto de comer está com os dias contados. Em breve, uma prótese vai permitir que eu tenha essa experiência novamente.


Com tudo isso, eu sigo em frente. A gente nunca deve desistir!



Por causa das dores, ainda uso remédio à base de morfina. Mas eu não deixo isso me desanimar. Eu treino com dor. Se eu ficar em casa, me lamentando, a dor é a mesma. Então, eu prefiro ir treinar e encontrar com meus amigos, porque eu sei que o resultado final será melhor pra mim, porque além da dor, eu vou colecionar o carinho e alegria deles. Sem contar os benefícios que a corrida vai trazer para a minha saúde.


Nunca se faça de vítima! Haverá momentos muito difíceis. Você vai se questionar o motivo de estar passando por tudo isso. Mas se você nunca parar, você verá a vitória em cada amanhecer, após cada treino ou corrida, em cada sorriso dos seus amigos, em cada abraço da sua família. E anote uma coisa muito importante: seus amigos e sua família vão te apoiar, mas quem deve dar o passo principal é você. E você é capaz disto!



Pratique meditação. Ela vai te ajudar a enxergar o seu potencial, a força e a garra que existe dentro de você. Ela vai te ajudar a enxergar e valorizar a beleza de cada momento. Eu ainda faço massagem linfática diariamente, fisioterapia e fonoaudiologia. Isso além da musculação e dos treinos de corrida. Sou muito focada, graças à meditação!




A superação acontece depois que você caminha na direção deste objetivo. Não é fácil, mas não é impossível. Mas é importante que você dê o primeiro passo. E depois todos os outros que devem ser dados para que o seu progresso aconteça. Nunca pare!


Conviver com quem passa por situação semelhante nos incentiva nos momentos de dificuldade, pois são recorrentes. Isso é tão importante quanto partilhar as vitórias e alegrias! Incentivar e buscar conforto! Acredite: eles precisam de nós e nós deles.


Grupo de amigos que operaram câncer, cabeça e pescoço - Encontro mensal

Somos inspiração uns para os outros!


Compartilhar a dor e o sucesso torna tudo muito mais fácil!


No próximo dia 31 (março de 2019) participo na Meia Maratona Ilha da Magia, correndo 10km. Nunca paro! Não desisto! Faça o mesmo. Dê o primeiro passo! E se quiser fazer parte da turma, será bem-vindo(a)! Estamos organizando uma excursão para São Silvestre no fim do ano, saindo de Floripa. Se quiser, junte-se a nós!


#VENCENDOOCANCER#

E para finalizar eu gostaria de agradecer à minha grande amiga e escritora, Maria Agostinho Melo, que está organizando um livro com a história da minha vida. Futuramente, será compartilhado com vocês em detalhes um pouco do que escrevi aqui e outros mais.

 

Faça como a Eni Griss. Compartilha sua história de superação para inspirar outros corredores. Escreva para nós: info@riorunningtour.com.br. E coloque no assunto: Tenho uma história de inspiração para compartilhar.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page