top of page

Rompendo a inércia.

De todas as etapas, a mais dificil para mim foi romper a inércia e começar a me exercitar.

Em setembro de 2018, quando iniciei a reeducação alimentar, não tinha iniciado os exercícios ainda. Foi 1 mês de mudanças alimentares, mas continuava inerte e ainda sem forças para me exercitar.

Percebi que apenas eu poderia fazer algo por mim e, independente do caminho a escolher, esse caminho incluiria uma nova rotina de exercícios.

Mas... o que fazer? Por onde começar? Fui no basicão... caminhada leve! Que sufoco!!!

Baixei um aplicativo de corridas para monitorar as caminhadas e estipulei uma meta de 40 minutos diários. Não lembro ao certo, na primeira caminhada não andei 2 km e levei uns 35 minutos, o tornozelo doía e queimava, meu pé deu bolha, minha perna assou, foi uma luta!

Desistir? Não mesmo!

Ataquei as bolhas, pesquisei artigos sobre caminhada e descobri que existem pessoas que são especialistas em tênis, assisti alguns vídeos sobre tênis, qual comprar e como escolher.

Descobri que o tamanho é fundamental, eu sempre usei 1 número maior que o meu. Em minha opinião isso me trazia conforto, mas foi engano meu. Tênis maior que o pé causa dores e bolhas.

Fui até uma loja de uma grande rede, disse ao vendedor o que eu queria, como e com qual finalidade. O vendedor desceu com mais de 10 pares de tênis. Comprei um tênis específico para caminhada e no tamanho certo.

Foi incrível o que aconteceu!!! Caminhei, mesmo ainda com a bolha nos pés e não doeu mais, apenas o tornozelo ainda doía, queimava e eu ficava bastante cansado, sem falar da assadura no meio das pernas.

Por vezes caminhava 1 dia e ficava 2 parado, tinha medo de lesionar ou algo do tipo.

Desistir? Nunca!

Os avanços em relação a caminhada e principalmente na eliminação de peso foram surpreendentes, eu não imaginava quanto uma simples caminhada, com certa frequência ajudaria tanto na perca calórica.

Os avanços vieram mais rápido do que eu esperava. Em um mês, os tornozelos não doíam mais, as pernas não assavam mais. Gradativamente a distância foi aumentando, mantive a meta de caminhar 40 minutos diários e cada dia me surpreendia com a distância percorrida que só ia aumentando até que comecei a fazer 4 km em menos de 40 minutos.

A partir de então, decidi não ter mais o tempo como meta, estabeleci 6km diários e assim foi, em pouco mais de 1 mês estava caminhando 6km todo dia e o corpo passou a pedir mais.

Até que um domingo de manhã, dia 02 de dezembro de 2018, ao sair para caminhar, o aplicativo me desafiou a fazer 10km com a comunidade global.

Consegui!!! \o/

1 hora e 47 minutos, primeiro 10km da minha vida.


Nos exercícios, assim como na alimentação, a mente é quem vai determinar seu sucesso ou fracasso.

Motive sua mente!

Lá atrás, quando busquei a ajuda do app pra me motivar, ainda sem conseguir caminhar 5km, me inscrevi para uma caminhada: a caminhada de São Sebastião. Me inscrevi em outubro e a caminhada só seria em janeiro, ou seja, eu tinha alguns meses para conseguir resultados realistas e possíveis para essa meta. Foi a forma que eu busquei para me motivar no início, quando ainda começava a caminhar.

Ter me inscrito nessa caminhada foi essencial para me motivar e não desistir.

Crie momentos propícios para se exercitar!

Comecei a buscar passeios onde eu fosse incentivado a me exercitar. Final da tarde, nas praias. Domingo de manhã, nos parques da cidade. Tem muita gente caminhando, correndo, se exercitando nesses lugares. A vibração e o ambiente propícios facilitam e te impulsionam a continuar.

Mantenha o foco!

Em fevereiro me aventurei a iniciar pequenos trotes de corrida e já consegui correr 2,5km sem pausas de caminhada.

Os avanços não param!!! Rumo aos 5km de corrida sem nenhuma caminhada. Se chegamos até aqui, vamos chegar lá.

Esse ano, 2019, já fiz a volta na Lagoa Rodrigo de Freitas, 7,5km intercalando corrida e caminhada e também a primeira etapa de um circuito de 4 corridas.



Desistir? Jamais!

Forte Abraço! Nandão Nunes.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page