top of page

Por quê você corre?

Atualizado: 17 de mar. de 2019

 

Por Cláudia Melo

Se a gente juntar todas as modalidades de corrida existentes, a gente vai perceber que os adeptos desse esporte contagiante, que é a corrida, vêm crescendo mais e mais a cada ano que passa. E entre todas a modalidade, a corrida de rua é a modalidade que se destaca. Os motivos que despertam os corredores e os incentivam para aumentar a distância são diversos: melhora do desempenho, saúde, lazer, fazer amigos e, alguns vão mais longe – viajar para correr em outros lugares diferentes. Mas aqui, talvez você vá conhecer um motivo mais contagiante e que renova suas energias para as rotinas de treino.


Depois que muitas organizadoras incluíram modalidades curtas com 3km e 5km junto com as distâncias maiores, praticantes de caminhada se sentiram estimulados a participar também. Isso fez com que os eventos de corrida ganhassem mais participantes e, para alguns corredores, os eventos passaram a ser visto como um grande encontro de amigos e familiares. Então, quem caminhava começou a se sentir estimulado a correr e, sem perceber, já estava correndo.


Esse aumento de participantes, as rotinas das corridas de rua e a busca por novos desafios e novos cenários também vem provocando uma migração dos corredores desta modalidade para outras que oferecem pisos diferentes, com algumas subidas e/ou descidas e obstáculos naturais, cenário este que remete o corredor a movimentos mais naturais ou, em alguns casos, movimentos mais tecnicamente exigentes, provocando assim uma maior procura por provas de Trail Running.


Quando a linha de chegada deixa de ser uma motivação


Como a gente já falou lá no início do nosso texto, os motivos que nos levam a pratica de corrida são diversos e chega uma hora que a gente quer treinar, quer ganhar condicionamento, a gente quer ter saúde pra viver, no sentido mais amplo da palavra, sabe?


Mas, pra isso, o prêmio da linha de chegada ou da medalha ou do tempo mais baixo, é pouco. É nessa hora que a gente se atenta que desfrutar mais do percurso é mais gostoso, porque o prêmio que o caminho oferece passa a ser maior que o prêmio da linha de chegada ou um tempo mais baixo no relógio.


Para um grupo crescente de corredores, os treinamentos continuam com a mesma disciplina, assim como a participação em eventos de corrida, estrategicamente incluída nos ciclos de treinamentos, para servir como avaliação da dedicação nos treinamentos. Mas para esses corredores, o prêmio para esse esforço é recebido quando você percebe que o prêmio é o caminho, e para ver isso é importante parar de olhar para a linha de chegada, parar de olhar para o relógio e prestar mais atenção no corpo e como o corpo interage com as belezas do caminho.


Mas, e o desempenho desses corredores? A resposta que eles nos dão é: “Está ótima. Afinal, meus treinos pesados continuam! Tão bem que eu consigo estar inteiro pra fazer o que tanto gosto que é correr, mas também explorar, perceber, descobrir o caminho e tudo mais que ele me oferece. Tão bem que eu posso desfrutar desse prêmio correndo de forma recreativa e interagindo com as vidas que eu encontro pelos caminhos.”


E nós do lado de cá, refletimos: e não é que curtir um novo caminho é um bom motivo (ou prêmio) para manter as intensas rotinas de treinamento?


O que é melhor? Correr, viajar ou explorar outros lugares correndo?


O olhar de muitos corredores agora tem se voltado para buscar o desafio de correr mais para conhecer mais e de forma mais divertida. E para atender ao público de corredores, o segmento do turismo tem duas opções:


1 – Viajar para correr provas em outras cidades, estados ou países, como as Maratonas de Boston, Berlim, Londres e Rio de Janeiro.


2 – Viajar para outros estados ou países e explorar correndo, ou seja, do jeito mais divertido o corredor conhece novas histórias e tem acesso a uma nova cultura intermediado por guias locais que também são corredores. Neste caso, praticando Running Tour.


Na opção número 1 você tem disponível no seu país agências de turismo que cuidam de toda a logística. Já no caso número 2, que você precisa de um guia ou agências de turismo locais, você tem disponível uma plataforma que reúne mais de 200 organizações no mundo inteiro e que pode ser consultada por você durante o planejamento de sua viagem: a RunningTours.Net.


Quer motivação melhor do que essa? Estar bem condicionado fisicamente para conhecer os lugares correndo? Saiba mais sobre o conceito Running Tour.


Você quer motivação melhor do que essa? Cuide do seu desempenho para conhecer os lugares do jeito mais divertido: correndo! Conheça mais sobre o conceito Running Tour. Conheça a Rio Running Tour!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page