top of page

Corrida de São Sebastião 2019

Atualizado: 17 de mar. de 2019

 

Por Runner Tuga


No último dia 20 de Janeiro aconteceu a tradicional Corrida de São Sebastião 2019: a corrida que abre o calendário das corridas de rua do Rio de Janeiro.


Milhares de corredores compartilharam dessa grande festa que atrai praticantes de caminhada e corrida de todos os níveis, desde aqueles que buscam melhorar seu tempo até aqueles que buscam, no esporte, um ambiente de promoção da saúde ou de relações sociais ou simplesmente curtir o clima do Parque do Flamengo em família, afinal, a prova convidou também o público infantil para essa participação.


Esta corrida acontece todo dia 20 de Janeiro, feriado no calendário da Cidade do Rio de Janeiro, que este ano coincidiu com um domingo. Por isto, contou com a participação de equipes de corrida de outras partes do Estado.


POR QUÊ CORRER? PERFORMANCE OU SAÚDE?


Um exemplo disto é a equipe de corredores da Academia Estação da Ginástica, um parceiro Run & Visit Rio, que esse ano veio com parte de sua equipe diretamente de Três Rios, município da região serrana fluminense, para participar do evento.

Professor e seus alunos, pré-prova de São Sebastião 2019.
Equipe da Academia Estação da Ginástica, de Três Rios, na Corrida de São Sebastião 2019.

A Academia conta com um grupo de alunos de diversos níveis e objetivos e mostra bem como os eventos de corrida podem ser esse espaço aberto para todo o tipo de corredor, sem qualquer tipo de restrição.


“Nossa academia atende como prioridade pessoas classificadas como ‘grupo de risco’, ou seja, pessoas que requerem um cuidado especial na prescrição do treinamento devido a características de hipertensão, diabetes e outros obstáculos motores, mas isso não os impede de participação em eventos como este, explica o Professor de Educação Física e proprietário da academia, Vandirlan Chaves Leal, que complementa: “tanto os alunos que buscam performance quanto os que buscam melhor qualidade de vida, encontram entre si alguma inspiração”.


CORRER? TÁ DE BRINCADEIRA?


A corrida não apenas agrega as pessoas como muda hábitos e influencia positivamente quem está a nossa volta. Esse é caso da Professora de Educação Infantil Viviane Duarte. Ela começou a correr em 1999 por influencia de um ex-namorado. A partir desse momento ela desenvolveu uma paixão pela corrida que a acompanha até os dias de hoje, até mesmo no trabalho.


Criançada curtindo a Corrida de São Sebastiãozinho
Geovana ao lado da sua professora Viviane, sua amiga Laura, na frente, e seu irmão Hugo, na Corrida de São Sebastiãozinho 2019.

Como professora de Educação Infantil, Viviane sempre explorou a curiosidade das crianças. Seu envolvimento com a corrida já se tornou tão natural que contagiou seus pequenos alunos que, este ano, também participaram da Corrida de São Sebastiãozinho. “Fui professora deles por dois anos. Criamos uma relação muito boa. Brincávamos no pátio de escola. Eles gostavam de ver meus tênis. Quando iam de tênis falavam: olha Vivi! Estou com tênis de corrida. Vamos correr, corre!”, disse a professora orgulhosa de seus alunos.


Em um reencontro de Natal com os pais e as crianças, que já estavam crescidas e estudando em outra escola, Viviane comentou sobre a Corrida de São Sebastiãozinho e a turma logo se animou. O divertimento foi tanto que já querem mais!


E você? Contagia outras pessoas para correr ou foi contagiado por alguém? Compartilha a sua história e contagie outras pessoas! Mas não se esqueça de procurar uma orientação profissional.


Finalizamos aqui com um agradecimento especial aos nossos parceiros e às famílias que compartilharam suas histórias com a corrida, a fim de contagiar muitas e muitas pessoas!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page