top of page

O plano de corrida perfeito em 6 etapas

 

Por Cláudia Melo


A corrida é um movimento natural e por conta disso muita gente acha que correr é simplesmente correr. E poderia até ser, se nós não vivêssemos em uma sociedade que nos estimula o sedentarismo e a “distração”. Guarda com carinho essa última palavra porque ela vai ser o bônus que você vai ganhar com essa mensagem de hoje.


Quando eu afirmo que poderíamos praticar uma corrida natural, falo isso porque nossos ancestrais eram caçador-coletores, que viviam do movimento e, portanto, tinham um corpo estimulado diariamente para se movimentar: ser fisicamente bem condicionado, ágil, hábil e flexível.


Mas a sociedade moderna e seus sedutores benefícios de conforto nos oferecem condições que vão à contramão disto. Portanto, nossos corpos não são naturalmente bem condicionados, ágeis, hábeis e flexíveis, a menos que a gente busque praticar exercícios que desenvolvam estas qualidades físicas e/ou exercer atividades laborais que favoreçam isto.


Então, estou aqui para mostrar para você as etapas que você deve seguir para ter acesso à corrida perfeita: a de todos os dias e para o resto da sua vida. Afinal, corredor que é corredor, não quer parar de correr nunca! E isso vale para você que é um corredor iniciante, intermediário ou avançado ou que ainda está pensando em correr.



Essas etapas de treinamento vão mostrar para você como avançar com segurança nos treinos de corrida e buscar novos desafios. Talvez você conheça algumas. Portanto, eu vou ser bem objetiva! Se tiver interesse em aprofundar em cada uma delas, é só clicar no link correspondente.


Mas atenção! Não vou abordar sobre a importância de você consultar um cardiologista, nem mesmo sobre a importância de você ter um acompanhamento nutricional, antes ou durante todo o processo. Essas duas observações são temas que merecem um tratamento especial. E, por isto, são muito importantes!


Então, vamos lá!


Etapa nº 1: Defina um objetivo real: isso depende de você!


Motivação é algo que está dentro de nós, não fora. Portanto, você deve saber aonde quer chegar com esse novo comportamento. Saúde? Qualidade de vida? Ser profissional do esporte? Cada objetivo vai apontar por um caminho diferente. Agora que você já sabe disso, identifique o seu objetivo e corra atrás dele!


Etapa nº 2: Faça uma avaliação biomecânica da corrida


A corrida como um esporte cíclico, com movimentos unilaterais, exige de você um corpo com equilíbrio de forças musculares entre o lado direito e lado esquerdo. Da mesma forma, suas articulações devem estar livres para se movimentarem e, para isto, seus músculos também devem ser flexíveis. Isto é fundamental para evitar lesões com a prática da corrida.


Uma boa avaliação biomecânica do gesto esportivo da corrida vai identificar esses desequilíbrios musculares e se há falta de mobilidade articular. O resultado daqui será um plano de treino específico que vai preparar seu corpo para iniciar a corrida com segurança.


Etapa nº 3: Faça uma avaliação de aptidão física


Esse daqui é o parâmetro que vai servir de base para a construção da planilha de treino específica para a corrida. Ele será repetido de tempos em tempos, para avaliar seu progresso, para traçar novas metas e estratégias para a manutenção da corrida perfeita.


Aqui a gente fala de testes de flexibilidade e resistência muscular, alguns já presentes na etapa nº2. Também nos referimos à composição corporal, normalmente avaliada e reavaliada na academia de ginástica, e a avaliação de fatores de risco. Mas o destaque que vou fazer e é bem específico, trata da resistência cardiorrespiratória, que vai desde o famoso teste de cooper até testes mais complexos como o ergoespirométrico.



Etapa nº 4: Siga um plano de treino de corrida


Popularmente conhecido como planilha de treinamento para corrida, como os que você encontra pronto na internet, para diversos níveis e diversos objetivos. O plano de treino ideal para você correr bem e com segurança deve levar em consideração sua rotina de trabalho, lazer, sono e alimentação. E acima de tudo, deve dialogar com outros exercícios físicos que você pratica. Se o plano que você segue foi montado considerando todos esses aspectos, então você está no caminho certo!


Etapa nº 5: Crie oportunidade para movimentar-se.


Pratique uma variedade de movimentos! Com o passar do tempo, se alimentarmos a inércia, tendemos a perder a coordenação motora e também perder reflexos de reação.


Aumentar o repertório motor com a prática de outros exercícios físicos é fundamental para retardar esses efeitos deletérios do envelhecimento e, sobretudo, para garantir recursos que podem ser usados no seu esporte principal, evitando sobrecargas provocadas pela repetição e, por consequência, contribuindo para evitar lesões na corrida ou nos treinos.



Etapa nº 6: Diga não à distração!


Vou ser bem pontual aqui, mas você pode clicar no link do título pra entender melhor sobre esse tópico. Um dos motivos da gente sofrer uma lesão é não prestar atenção no que estamos fazendo. Esse é o tema mais falado como novidade no âmbito da corrida, como: meditação, treino mental, etc. Mas ele já é um velho conhecido nosso. A base de todo treino deveria ser este: o desenvolvimento da consciência corporal.


Sabendo que nem todos tem oportunidade de buscar profissionais que ajudem com todas essas rotinas, minha intenção aqui é chamar a atenção de que sua pesquisa na web deve se aprofundar nestas etapas, caso este seja o seu caso.


Percebe que vai além do que simplesmente pegar uma planilha de treino pronta? Espero que eu tenha ajudado a nortear o seu caminho.


Bons treinos!

 

Cláudia Melo | Fundadora Rio Running Tour

Sobre a autora:


Me chamo Cláudia Melo. Sou a fundadora da Rio Running Tour, Professora de Educação Física, Personal Running Coach e Guia de Turismo Embratur: uma pessoa que ama as belezas naturais e culturais do Rio de Janeiro e apaixonada por esse movimento natural que é o correr. Se você desejar, estou a disposição em outros canais de atendimento.


WhatsApp: +55 21 968 557 955



Para ler outros artigos da autora, clique em #ClaudiaMelo

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page