Psoas, o músculo do corredor

Atualizado: 16 de Mai de 2019


Por Leo Wilson

#LeoWilson

A marcha é um trabalho onde necessitamos de uma quantidade grande de músculos do corpo contraindo-se ao mesmo tempo. Quando corremos, aumenta a exigência de coordenação e, por isso, precisamos dos músculos com um tônus ideal, elasticidade e flexibilidade para poder exercer sua função de forma correta.

O psoas maior é um músculo fundamental para o corredor devido a sua localização e função. Tem origem em todas as vértebras lombares, se unem ao músculo ilíaco e psoas menor, formando o músculo iliopsoas, por um tendão comum, e insere no fêmur, realizando a flexão do quadril, inclinando ou fletindo a coluna que são movimentos importante para realizar uma boa técnica de corrida.

Além disso o psoas maior, por ser um músculo profundo, se relaciona com algumas vísceras, principalmente os rins, onde é envolto por um tipo de capa, a fáscia, que é comum para as duas estruturas.


Então, quando há infecções urinárias, excesso de ingestão de medicamentos e fixação na região toracolombar, outra região que tem relação direta, o Psoas também será afetado podendo gerar espasmo.


O músculo diafragma tem uma ligação importante com o psoas devido ao ligamento arqueado medial e os pilares do diafragma que se encontram nas 2° e 3° vértebras lombares.

Alterações de psoas podem gerar dor lombar, dor na região anterior de coxa, aumento da lordose e escoliose lombar.

Cuidar deste músculo é essencial para o corredor, então para melhorar a flexibilidade, o ideal é alongar e fortalecer o músculo, melhorar o gesto do corredor e evitar o uso de medicação por longos períodos é uma forma de prevenir lesões e melhorar o desempenho na corrida.


No caso dos corredores, o fisioterapeuta deve investigar regiões hipomóveis na região toracolombar, lombar, sacral e o quadril. Observar o gesto do corredor, avaliando alguma das etapas da marcha.

Na anamnese, procurar histórico de infecções, principalmente urinária e uso de medicações por longos períodos. Lembre-se que o fisioterapeuta é capaz de avaliar , tratar e o educador físico garantir o treinamento e preparação física adequada.

Então, Vamos correr!!!



Dr. Leo Wilson | Fisioterapeuta e Responsável Técnico do Cubiça Bem Estar & Saúde

Sobre o autor:


Sou Dr. Léo Wilson, Fisioterapeuta, Responsável Técnico do Cubiça Bem Estar & Saúde. Quero que você, corredor, desfrute o melhor da sua corrida sem dor. Precisando, pode entrar em contato através dos canais de midias sociais.


Whatsapp: +55 21 964 585 656


Facebook: @cubicaoficial


Email: leonardowilson@gmail.com

AJUDA E SUPORTE

FAQs

Termos e Condições Gerais

Classificação dos Roteiros

Fale com a gente!

 

COMO PAGAR

PagSeguro

PayPal

Transferência Bancária

COMUNIDADE

Member of the worldwide community

tripadvisor.png
strava.jpg

CADASTUR: 19.08483910001-9 | CNPJ: 26.795.819/0001-86 | Razão Social: Claudia Silva de Melo | Inscrição Municipal 1222388-9 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS