É preciso alongar antes de correr?

Por Cláudia Melo

#ClaudiaMelo


O alongamento antes dos exercícios físicos é um comportamento praticamente automático para a maioria das pessoas e com o praticante de corrida não é diferente. Mas, realmente, é preciso alongar antes de correr?


Já reparou quando você acorda? Espreguiçar-se é a primeira coisa que você geralmente faz. E o que é o espreguiçar-se senão um alongamento e, tão natural, que praticamente todos os animais fazem. Sabe por quê?

Pet espreguiçando

O espreguiçar é um movimento que ativa a circulação sanguínea, libera endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pelo prazer e pela memória e, ainda, diminui a tensão do músculo e prepara o corpo para a atividade.


Pergunta respondida? Ainda não!


Espreguiçar é um alongamento que prepara seu corpo, que estava inerte, para a atividade. Mas ele prepara seu corpo para uma atividade simples que vai tirar você da inércia. Quando a gente fala de um movimento um pouco mais elaborado, como a corrida, a lógica de pensamento muda. O alongamento aparece como um coadjuvante de relaxamento. Neste caso é mais apropriado para o pós-corrida.


E quando você está relaxado ou sai de alguma sessão de relaxamento, como é que você se comporta? Com movimentos rápidos ou lentos? Você fica agitado ou calmo? Depois de responder à essas perguntas eu te faço mais uma que vai fazer você chegar a conclusão sozinho: As respostas têm tudo a ver com o movimento de correr? Eu e agora você, sabemos que não!


Pois é, ao começar a correr você pode ter uma série de elementos distratores. Você pode se distrair com um barulho ou com alguém que passa por você na rua ou com uma paisagem. Com isso, você pode não prestar atenção onde e como está pisando.


Agora, suponhamos que você tropece ou pise em um buraco e se desequilibre. Para não cair, você precisa reagir com um movimento rápido ou lento? Rápido não é mesmo? Se você alongou antes de correr, você pode não contar com esse recurso de forma eficaz porque você estava relaxado e, portanto, mais lento. Desse modo, você pode favorecer uma lesão ao invés de evita-la.


Alongar ou não alongar antes de correr? Eis a questão. Ops. Eis a resposta!


Sim e não. Mas... como assim, sim???


Antes de correr você precisa preparar seu corpo para uma atividade dinâmica, portanto, você deve dar estímulos dinâmicos para “avisar” ao seu corpo que ele precisa estar bem desperto, para o caso de uma emergência. Neste caso, você pode praticar um alongamento dinâmico.


Como exemplo deste tipo de alongamento, aplicado a corrida, podemos citar os agachamentos repetidas vezes, movimentos das pernas para frente e para trás, saltos no mesmo lugar levantando os joelhos ou tentando encostar os calcanhares nas nádegas.

Deste modo, você também atende a uma ação obrigatória no momento pré-corrida: o aquecimento. Papo para outro post.


Por outro lado, o alongamento estático, aquele que todo mundo conhece como a ação de “esticar” e ficar parado por segundos na mesma posição, devem ser praticados após a corrida, como fim de relaxar a musculatura, porém com muito cuidado e eu vou explicar isso pra você em outro post, onde eu falarei sobre a importância do alongamento estático para o corredor.

Corredora praticando alongamento estático

Por ora, a gente para por aqui porque já deve ser a hora da sua corrida! Bons treinos!


Claudia Melo | Fundadora Rio Running Tour

Sobre a autora:


Me chamo Cláudia Melo. Sou a fundadora da Rio Running Tour, Professora de Educação Física, Personal Running Coache Guia de Turismo Embratur: uma pessoa que ama as belezas naturais e culturais do Rio de Janeiro e apaixonada por esse movimento natural que é o correr. Se você desejar, estou a disposição em outros canais de atendimento.


E-mail: info@riorunningtour.com.br


WhatsApp: +55 21 968 557 955


Para ler outros artigos da autora, clique em #ClaudiaMelo

AJUDA E SUPORTE

FAQs

Termos e Condições Gerais

Classificação dos Roteiros

Fale com a gente!

 

COMO PAGAR

PagSeguro

PayPal

Transferência Bancária

COMUNIDADE

Member of the worldwide community

tripadvisor.png
strava.jpg

CADASTUR: 19.08483910001-9 | CNPJ: 26.795.819/0001-86 | Razão Social: Claudia Silva de Melo | Inscrição Municipal 1222388-9 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS