top of page

Correr no Porto: cidade eleita como melhor destino europeu de 2017

Atualizado: 13 de abr. de 2019

 

Cidade do Norte de Portugal, o Porto é hoje a segunda cidade do país em população. Tem uma reputação de cidade empreendedora, mercantil e, mais recentemente, turística!

Junto ao Oceano Atlantico e limitada a sul pelo rio Douro, tem um clima costeiro estável, com mínimas de 10C no Inverno e máximas de 30C no Verão.

Nos últimos 10 anos a cidade renasceu e oferece experiências inesquecíveis de gastronomia, enologia e até desportivas, com uma maratona lindíssima junto ao mar e ao rio, todos os anos em Novembro. Eleita European Best Destination 2017, é lugar frequente de conferências, espectáculos de música e será palco do Red Bull Air Race, no final do Verão.

A 24 de Junho tem a sua maior festa popular, a celebração do São João, com festas de bairro um pouco por toda a cidade, iluminada por balões de papel lançados durante a noite e o cheiro de sardinhas assadas e manjericos no ar.


Conheça a história do Porto

Porto, antiga 'Portus Cale', esteve na génese do condado Portucalense e de Portugal como país, no ido século XII. Passando alguns séculos, a cidade ganhou relevância com um comércio muito activo do vinho do Porto, produzido no vale do Alto Douro e impulsionado por comerciantes ingleses, holandeses, alemães e também portugueses, radicados na cidade.


Estes burgueses e as gentes do Porto em geral sempre desafiaram os poderes instalados, fossem eles religiosos ou dos vários monarcas, ao longo dos séculos. Porém, sempre escolheram apoiar quem se colocava a seu lado: foi o caso do apoio ao rei D.Pedro IV (Pedro I do Brasil), quando regressou a Portugal com 7500 homens para libertar a nação do jugo de seu irmão D.Miguel e plantar a sua semente de liberdade.


O cerco do Porto, episódio em que as reduzidas tropas de D.Pedro se viram confinadas às muralhas da cidade do Porto durante cerca de um ano, está hoje imortalizado na Historia de Portugal e nos nomes das ruas do Porto, seja pelos sentimentos – rua da Alegria, do Heroísmo, da Firmeza.. – seja pelos nomes de muitos dos personagens ilustres que nele interviram.


O lema da 'Mui Nobre e Sempre Leal Cidade do Porto' foi complementado com o termo 'Invicta' por ordem da filha de D.Pedro, rainha D.Maria II, logo após o fim do cerco militar e a vitória dos ideais liberais em Portugal.

Atrativos Turísticos

Porto é conhecido pelas suas imagens do Rio Douro, das pontes de ferro que sobre ele existem, dos barcos rabelos que transportavam o vinho desde o vale do Douro e do bairro da Ribeira, um casario multi-color que sobe do rio em direcção à antiquíssima torre do Clérigos.


Mais do que apenas o centro histórico classificado pela UNESCO, é recomendável conhecer ambas as margens do rio e a frente Atlântica, uma longa avenida que se estende até ao lindíssimo parque da cidade, a Norte.


No centro da cidade é bom reservar algum tempo para conhecer os jardins do Palácio de Cristal (com as melhores vistas sobre o rio) e para assistir a um concerto ou mesmo jantar na Casa da Música, um edifício-diamante caído do céu junto à rotunda da Boavista.


Onde ficar

O centro histórico tem actualmente uma oferta alargada de hoteis, hostels e apartamentos para estadias curtas e para todos os orçamentos. Ainda assim, poderá optar por ficar na margem Sul, em Vila Nova de Gaia, onde estão situadas as caves do Vinho do Porto e muitos alojamentos com vista para a cidade do Porto.


Como chegar

O Porto é servido pelo aeroporto Francisco SÁ Carneiro – OPO - com ligação directa à cidade por Metro de superfície e por estrada (15 minutos, por TAXI ou UBER). De Lisboa existe também a ligação directa com comboio rápido Intercidades ou Alfa Pendular (cerca de 2h45)

Sugestões do que fazer correndo

Além do percurso da Maratona do Porto, inteiramente plano, que aproveita toda a frente oceânica e ambas as margens do Douro, é possível ter uma optima experiência de corrida no interior do parque da cidade, a Noroeste do Porto, onde pode chegar de bicicleta, autocarro ou Metro.


Para quem está alojado no centro Histórico do Porto, a melhor dica será dirigir-se à ponte de metal, Luiz I, e correr junto ao rio, em qualquer das direcções ou margens. Para atingir o Atlântico, tenha em mente que o percurso é de cerca de 6kms, só de ida.


Correr no centro da cidade ou na zona Historica é fantástico mas pode ser um desafio e terá de ser bem planeado com antecedência, já que não é fácil navegar o emaranhado de ruas estreitas, algumas movimentadas e com declive acentuado.


A recompensa no entanto é enorme, pois terá acesso a pequenos jardins, miradouros sobre o rio e recantos misteriosos que não imaginaria e não poderá conhecer sentado num qualquer autocarro ou outro transporte.

Como conhecer correndo


Para rentabilizar a sua corrida e o seu tempo, os roteiros acima podem ser realizados em modo 'realidade aumentada' com um guia corredor da Porto Running Tours, que é uma organização especializada em visitas guiadas em corrida e que trabalha no Porto desde 2015.


Sobre o autor

Sérgio Miranda é fundador da Porto Running Tours, responsável pelas visitas guiadas e um empreendedor na área do turismo sustentável. Praticante de corrida desde 1999, abraçou com entusiasmo o desafio de correr e mostrar a cidade com este projecto, criando valor para visitantes e parceiros locais, sem quaisquer planos para regressar ao seu percurso em empresas multinacionais e de engenharia.


Contato: +351 965 838 776 - Sérgio Miranda



0 comentário
bottom of page