Corrida no Parque da Cidade

Atualizado: 17 de Mar de 2019

#5k | #ParquesUrbanos | #Trilhas | #Cidadedorio | #Museus | #TrailRunning

Por Cláudia Melo

#ClaudiaMelo

Parque Natural Municipal da Cidade é o nome oficial que nós, Cariocas, chamamos o Parque da Cidade. Mas não vá confundir esse parque maravilhoso, localizado no bairro da Gávea, na Cidade do Rio de Janeiro, com o Parque da Cidade de Niterói, nosso vizinho!


O Parque da Cidade foi a propriedade do Marquês de São Vicente e doado à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em 1939. É uma grande área de lazer, coberta de Mata Atlântica remanescente e com uma trilha de 2,6km de extensão, que faz parte da Trilha Transcarioca, do ladinho do Maciço da Tijuca.


Além da mata, os jardins chamam a atenção. Mas o destaque maior do parque é a fileira de palmeiras que levam até o Museu da Cidade do Rio.


Parque da Cidade: caminho das Palmeiras

Dicas do que você pode conhecer no Parque da Cidade


As ruas e trilhas que o parque oferece estão sempre tranquilas o dia inteiro. Em dias de sol é um excelente refúgio, pois sombra é o que não falta por lá.


Você pode correr apenas pelas estradas asfaltadas do parque, que totalizam cerca de 2 km, ou então seguir para o trecho de trilha de aproximadamente 2 km, somente de ida. E pra finalizar, o que acha de fazer uma visita ao Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, que fica situado lá dentro? O acesso é gratuito.


Você sabia?


A estrada que dá acesso ao Parque da Cidade, na Gávea, recebeu esse nome para homenagear o Conde de Santa Marinha, um arquiteto e empreiteiro português, que trabalhou em importantes obras artísticas espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro. Quer saber mais sobre o parque? Visite o Museu Histórico da Cidade conheça depoimentos de quem morou, trabalhou ou passeou pelo Parque ou pelo Museu nos últimos anos.


Atrativos do Parque da Cidade


- Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.

Endereço: Estrada Santa Marinha, s/n. Telefone: (21) 3443-6341.

Horário de funcionamento: de terça à domingo, das 10h às 17h. Acesso gratuito.


Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro: visita após corrida no Parque da Cidade

Corrida no Parque da Cidade?


Ainda não aconteceu uma corrida oficial no Parque da Cidade, mas o lugar é perfeito para a sua corrida particular, na companhia de amigos ou da família, com direito à visita ao Museu e ainda um piquinique após o treino.


Resumão: de corredor para corredor


- Região: Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro

- Bairro: Gávea.

- Distância: Até 6 km.

- Piso: Paralelepídedo, asfalto e trilha

- Sombra: Sim

- Elevação: 196 metros.

- Acesso gratuito: sim.

- Estacionamento: Sim. Gratuito, dentro do parque. Mas atenção! É preciso chegar muito cedo para conseguir vaga.

- Endereço: Final da Estrada Santa Marinha, no número 505 – Gávea. Telefone: (21) 3875-1670.

- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.

- Como chegar: de ônibus, linhas 105, 537 ou 2014. Saltar na Estrada da Gávea esquina com a Estrada Santa Marinha. Acesse: http://www.rioonibus.com/ ou http://www.onilinhas.com.br


Estacionamento do Parque da Cidade


Cláudia Melo | Fundadora Rio Running Tour

Sobre a autora:


Me chamo Cláudia Melo. Sou a fundadora da Rio Running Tour, Professora de Educação Física, Personal Running Coach e Guia de Turismo Embratur: uma pessoa que ama as belezas naturais e culturais do Rio de Janeiro e apaixonada por esse movimento natural que é o correr. Se você desejar, estou a disposição em outros canais de atendimento.


E-mail: info@riorunningtour.com.br

WhatsApp: +55 21 968 557 955


Para ler outros artigos da autora, clique em #ClaudiaMelo

AJUDA E SUPORTE

FAQs

Termos e Condições Gerais

Classificação dos Roteiros

Fale com a gente!

 

COMO PAGAR

PagSeguro

PayPal

Transferência Bancária

COMUNIDADE

Member of the worldwide community

tripadvisor.png
strava.jpg

CADASTUR: 19.08483910001-9 | CNPJ: 26.795.819/0001-86 | Razão Social: Claudia Silva de Melo | Inscrição Municipal 1222388-9 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS