Corrida no Parque Marapendi

Atualizado: 17 de Mar de 2019

#ParquesUrbanos | #Trilhas | #CidadedoRio

Por Cláudia Melo

#ClaudiaMelo


Parque Natural Municipal Marapendi é o nome oficial que nós chamamos o Parque Marapendi. Esse cantinho de paz e sossego fica localizado Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, s/n - Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, Capital, mas se estende também pelo bairro da Barra da Tijuca.


Esse parque foi criado em 1978 e tem pouco mais do que 150 hectares que são compartilhados por ecossistemas nativos de restinga e manguezal, árvores centenárias e animais como jacarés-de-papo-amarelo, tucano-de-bico-preto e o bicho-preguiça. Portanto, além de ter como objetivo de ser um espaço de recreação e lazer, a finalidade de preservação ambiental é a mais importante.

Jacaré-de-papo-amarelo visto durante nossa corrida. Foi inevitável uma pausa para uma foto, à distância para não incomodá-lo

Eu descobri esse parque desprentensiosamente enquanto corria pelas ruas do Recreio com os amigos, quando a simplicidade da entrada se mostrou acolhedora e silenciosa diante dos meus olhos que, no fundo no fundo, buscavam isso: quietude.


Não sei se com você acontece o mesmo, mas correr numa cidade grande como o Rio, onde a agitação e o barulho provocado pelo trânsito intenso, me desperta um movimento interno na direção de lugares tranquilos, sem muito movimento, e silenciosos. Eu poderia acrescentar o verde e a natureza, mas isso é comum aqui na Cidade Maravilhosa, já que temos inúmeros #ParquesUrbanos espalhados pela cidade.


É um parque bem acolhedor: super bem cuidado, com estacionamento, bicicletário, bancos para descanso, bebedouros, banheiros, parquinho para as crianças, duas trilhas fáceis, com chão de terra batida, cercada de muito verde. É próximo à hotéis e tem algumas opções de comércio nos arredores.

Entrada do Parque Marapendi, na Barra da Tijuca

Como você vê na foto acima, foi aquela plaquinha ali que me convidou a olhar e "descobrir" o parque. Era um dia de sol e, em pleno domingo, o parque tinha poucas pessoas. Pra falar a verdade apenas duas mães com seus respectivos filhos brincando no parquinho.


Não tem muito espaço pra correr lá (1km sem repetição de percurso), mas é o suficiente para você fazer um treino curto e uma higiene mental ao mesmo tempo. Seja caminhando ou correndo, o chão de terra com a fauna e flora local são uma companhia perfeita para você durante o seu exercício.

Correndo pela estradinha de chão de terra no Parque Marapendi

Dicas do que você pode conhecer no Parque Marapendi


Seguindo a nossa prática de conhecer os lugares ao mesmo tempo ou logo depois que corremos, nós não podíamos deixar de visitar o Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi.


Esse centro tem uma sala de ciências com informações sobre a fauna e flora da região, além de ter uma programação cultural que oferece exposições, exibição de filmes e oficinas de artesanato com o intuito de promover troca de conhecimento com a sociedade.


Nossa visita ao Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi após a corrida.

Você sabia?


A Barra da Tijuca, um dos bairros que abrange o parque, era uma área alagadiça, que enblobava também os bairros de Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. Não sei se você sabe, barra é um termo utilizado na navegação para designar a foz de um rio (ou riacho). E Tijuca é um termo indígena que significa, caminho em direção ao mar. E Marapendi é um termo originado do Tupi e que significa "rio do mar raso". Isto porque toda aquela região, tinha grandes lagoas interligadas e que recebiam rios, os quais tem um objetivo que todo mundo já conhece: correr em direção ao mar.


Atrativos no Parque Marapendi


- Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi.

Endereço: Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, s/n – Recreio dos Bandeirantes. Telefone: (21) 2497-7088.

Horário de funcionamento: 8h às 17h. Acesso gratuito.

Fachada do Centro de Visitantes do Parque Marapendi

Corrida no Parque da Marapendi?


Como narrei para você, o espaço lá é bem pequeno para que haja uma corrida oficial. Mas bem pertinho da li, perto da praia do Recreio e da Reserva, passam provas de corridas importantes no Calendário do Rio de Janeiro como a Maratona do Rio, que hoje faz parte do Desafio da Cidade Maravilhosa.


Resumão: de corredor para corredor

- Região: Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro

- Bairro: Recreio dos Bandeirantes.

- Distância: Aproximadamente 1Km.

- Piso: Terra batida.

- Sombra: Sim

- Elevação: Não há.

- Acesso gratuito: sim.

- Estacionamento: sim. Gratuito, dentro do parque.

- Endereço: Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, s/n – Recreio dos Bandeirantes. Telefone: (21) 2497-7088.

- Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

- Como chegar: de BRT, você deve ir até estação Bosque Marapendi, na malha Transoeste.

Estacionamento do Parque Marapendi


Cláudia Melo | Fundadora Rio Running Tour

Sobre a autora:


Me chamo Cláudia Melo. Sou a fundadora da Rio Running Tour, Professora de Educação Física, Personal Running Coach e Guia de Turismo Embratur: uma pessoa que ama as belezas naturais e culturais do Rio de Janeiro e apaixonada por esse movimento natural que é o correr. Se você desejar, estou a disposição em outros canais de atendimento.


E-mail: info@riorunningtour.com.br

WhatsApp: +55 21 968 557 955


Para ler outros artigos da autora, clique em #ClaudiaMelo

AJUDA E SUPORTE

FAQs

Termos e Condições Gerais

Classificação dos Roteiros

Fale com a gente!

 

COMO PAGAR

PagSeguro

PayPal

Transferência Bancária

COMUNIDADE

Member of the worldwide community

tripadvisor.png
strava.jpg

CADASTUR: 19.08483910001-9 | CNPJ: 26.795.819/0001-86 | Razão Social: Claudia Silva de Melo | Inscrição Municipal 1222388-9 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS