top of page

Corrida para a Vista Chinesa e Mesa do Imperador

 

Por Cláudia Melo


Aqui estamos para mais uma série de corrida no Rio de Janeiro para explorar a cidade correndo e dessa vez na Vista Chinesa e Mesa do Imperador e ainda levamos de brinde uma cachoeira.


Nosso ponto de início é a Rua Pacheco Leão, por onde você vai seguir e manter a direita para seguir pela Estrada da Vista Chinesa. Logo na subida você vai passar por uma cachoeira visível a partir da estrada: a Cachoeira do Horto.


Agora você já sabe que tem onde se refrescar no fim do seu treino, não é mesmo? Mas não perca o seu foco e deixa a “cachu” para volta, porque até o destino que é a Mesa do Imperador, você vai subir o tempo todo.


Até a Vista Chinesa são aproximadamente 5,5km e de lá pra Mesa do Imperador mais 1km, subindo também, mas é asfalto o tempo todo. Fique atento ao seu ritmo e amplitude de passada! São 6,5 km até chegar a Mesa do Imperador! Se você não está acostumado com subidas, nossa sugestão é diminuir a amplitude da passada ou alternar a subida com caminhadas.


Faltando aproximadamente 1 km pra chegar ao seu destino você passará pelo Mirante da Vista Chinesa. O visual é incrível, com o Cristo Redentor, Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, praias de Ipanema e Leblon, além do Morro Dois Irmãos, ou seja, diversos ícones cariocas em um único quadro fotográfico com você sendo o destaque principal: esse é o prêmio que você vai ganhar quando cruzar a primeira "linha de chegada”: a Vista Chinesa. Portanto, não vale desistir!


Ao término de mais 1 km você chega ao destino desta corrida, onde você terá uma bela vista para contemplar, com direito a recepção no "salão natural imperial"!

Se você fizer um bate e volta a partir do ponto que sugerimos, serão 13,5km. Mas você pode fazer duas variações na sua corrida. Se você seguir subindo, poderá ir até a Praça do Alto da Boa Vista (Praça Afonso Viseu), onde está o portão de entrada do Parque Nacional da Tijuca. Serão ao todo 10km apenas para ir.


No final, você vai ter como referência para repor as energias, a loja de conveniência do Posto de Gasolina Shell, com várias opções de lanche, isotônicos e até mesmo banheiro para tomar banho, se for preciso.


Chafariz do artista Grandjean de Montigny, localizado na Praça Afonso Viseu, popularmente conhecida como Pracinha do Alto, Localizada no Alto da Boa Vista

Desse jeito, você pode fazer um percurso apenas de ida e de lá seguir de ônibus até a Estação de Metrô Uruguai. Mas se a idéia for fazer um longão, você pode voltar pelo mesmo caminho, mais 10km, porém descendo.


Dica do que fazer


Se você fizer o longão, você tem várias opções de onde tomar o café da manhã ou até mesmo almoçar, nas proximidades de onde nós sugerimos a você iniciar esse treino. Mas se você tiver começado sua corrida cedo, sugerimos que você vá para o Parque Lage, para finalizar com um café da manhã à beira da piscina, no pátio interno do Palacete do Parque Lage que é oferecido pelo Plage Café – Telefone (21) 2535-7336, que fica dentro do Parque Lage.


Vale ligar antes e conferir as condições.

O Parque Lage possui acesso gratuito e funciona de 3ª à 5ª (das 12h às 20h) e de sexta à domingo e feriados (das 10h as 17h). (21) 3257-1800.


Correndo nos Jardins do Parque Lage

Você sabia?


A Mesa do Imperador é uma mesa de concreto construída entre duas palmeiras, localizado numa clareira em plena floresta da Tijuca. Foi um local destinado ao descanso dos frequentes passeios da Família Real Portuguesa na Floresta da Tijuca, no período do império, de onde D. Pedro I, por exemplo, chegava com sua charrete, vindo de sua residência na Quinta da Boa Vista.


O monumento da Vista Chinesa, que você pode ver na foto abaixo, é uma construção do Século XX feita em homenagem aos chineses e a importação do cultivo de chá no Brasil e que está localizada no Alto da Boa Vista. Feito em argamassa e copiando bambu, o monumento foi projetado por Luís Rey.


Correndo em frente à Vista Chinesa

Tanto a Vista Chinesa quanto a Mesa do Imperador e a Cachoeira do Horto são atrativos que fazem parte do Trail Running Tour Floresta da Tijuca, onde a maior parte do percurso é feita por trilha e nós saímos no asfalto apenas nestes atrativos.


O que conhecer após essa corrida


Além desses dois atrativos que já mencionamos, você tem a Cachoeira do Horto, que fica mais atraente no verão, e também o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Parque Lage.


Corrida na Vista Chinesa e Mesa do Imperador?


A resposta é sim! Já aconteceu algumas provas de corrida no mesmo percurso que narramos. A Subida do Imperador teve algumas edições e a última foi no ano de 2017, com prova de ciclismo simultaneamente a de corrida. Não sabemos se voltará a acontecer. Mas a organizadora desta prova é a De


Resumão: de corredor para corredor

- Região: Zona Sul

- Bairro: Jardim Botânico, Horto e Alto da Boa Vista.

- Distância: Aproximadamente 13 km, sendo 6,5 km de subida até chegar ao destino.

- Piso: Asfalto

- Sombra: Sim

- Elevação: 542 metros.

- Estacionamento: sim. Pago, nas ruas do bairro.

- Como chegar: de metro, você deve saltar na estação de Botafogo, pegar o Metrô na Superfície, sentido Gávea e saltar na estação Jardim Botânico. Atenção na hora de comprar o bilhete. Você deve comprar integração para o metrô na superfície.

 

Cláudia Melo | Fundadora Rio Running Tour

Sobre a autora:


Me chamo Cláudia Melo. Sou a fundadora da Rio Running Tour, Professora de Educação Física, Personal Running Coach e Guia de Turismo Embratur: uma pessoa que ama as belezas naturais e culturais do Rio de Janeiro e apaixonada por esse movimento natural que é o correr. Se você desejar, estou a disposição em outros canais de atendimento.


WhatsApp: +55 21 968 557 955


Para ler outros artigos da autora, clique em #ClaudiaMelo

0 comentário
bottom of page